A Insula Capital – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo é uma sociedade anónima, que iniciou a sua atividade em 30 de julho de 1987, com uma duração indeterminada.
A sociedade encontra-se registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários como intermediário financeiro autorizado desde janeiro de 1996, sob o número 237, tendo sido adquirida em Agosto de 2018, por um investidor privado. Em janeiro de 2019, o Banco de Portugal deduziu a não oposição, criando-se uma nova identidade – Insula Capital.
Totalmente independente, quer seja dos agentes do mercado imobiliário (consultores, avaliadores e outros), ou dos agentes do mercado financeiro (bancos e demais instituições financeiras), o que permite zelar exclusivamente pelos interesses dos investidores, o seu capital é detido maioritariamente pela gestão de topo.
Os gestores da sociedade são oriundos do setor imobiliário com uma filosofia de gestão muito proativa e versátil, requisitos essenciais para reduzir o ciclo do investimento e aumentar a rentabilidade.
A Sociedade tem como mercado alvo preferencial, para o lançamento de OII, os investidores particulares (nacionais e internacionais), bem como as sociedades imobiliárias e promotores imobiliários, sensibilizados para as vantagens da transparência da atividade, que procuram um adequado veículo de investimento imobiliário, que reconhecem os méritos de uma gestão profissional e pretendem beneficiar da maior liquidez e notoriedade conferida ao património imobiliário pela figura do fundo de investimento.
Gestão Profissional e Transparência na Actividade
Sociedade
2019
2002
1987
Nova estrutura acionista desde janeiro de 2019. Nova identidade Insula Capital.
Aquisição da Sociedade Geoger para o Grupo Fibeira SGPS em janeiro de 2002. Nova identidade Fibeira Fundos.
Constituição da Geoger SGFII SA em 30 de julho de 1987, segunda sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário constituída em Portugal.
Gestão de Organismos de Investimento Imobiliário
2020
2020
2020
2019
2019
2007
2006
Em dezembro de 2020, autorização para a constituição da SICAFI Lagoas Park Ativo principal Lagoas Park.
Em dezembro de 2020, autorização para a constituição da SICAFI KREP Portugal Ativo principal LX Factory.
Em agosto de 2020, autorização para a constituição da SICAFI Obvi Ativo principal Cruz da Pedra Palace.
Em outubro de 2019, autorização para a constituição da SICAFI Mexto Property Investment I Ativo principal Avencas Ocean View Residences.
Em abril de 2019, gestão do Fundo de Investimento Imobiliário Foz do Tejo Ativo principal Foz do Tejo (antigamente denominado Alto da Boa Viagem).
Constituição e gestão do Fundo de Investimento Imobiliário Multiusos Oriente. Desde 2009, gerido pela Sociedade Interfundos.
Constituição e Gestão do Fundo de Investimento Imobiliário Capital Real I Ativo principal Palácio Correio Mor.
Asset Management
2019
Comporta
Presidente de Conselho de Administração
Administrador Executivo
Administradora Executiva
Administrador Não Executivo
Presidente de Conselho Fiscal
Vogal do Conselho Fiscal
Vogal do Conselho Fiscal
Registered in CMVM n.º 20161625 SROC n.º 314
Florence Ricou
Sócia e Presidente do Conselho de Administração
Sócia e Presidente do Conselho de Administração
Tem cerca de 20 anos de experiência no mercado português, na gestão de fundos de investimento imobiliário e gestão de ativos. Antes de constituir a Insula Capital, Florence foi administradora do Conselho de Administração duma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário com cerca de 1 bilhão de euros sob gestão. Atuou também como asset manager num Banco, gerindo a carteira dos Grandes Imóveis, nomeadamente o portfolio de escritórios e de Shopping Center. (cerca de 230.000 m².). Antes disso, Florence teve sob a sua gestão um portfolio de Shopping Center em Portugal e em Paris com cerca de 100.000 m². Iniciou a sua carreira na Fnac em Paris e foi diretora de marketing da Fnac Portugal em Lisboa. É licenciada em gestão e é fluente em francês (nativo), português e inglês. Florence vive em Lisboa desde 1997 e tem um filho.
Hervé dos Santos
Administrador Executivo
Administrador Executivo
Percurso profissional focado no desenvolvimento de projetos imobiliários, inicialmente em projetos multiuso, posteriormente em projetos turísticos, e sempre baseado numa abordagem de best use. Forte experiência em promoção imobiliária, tanto integrado na estrutura do promotor como no papel de consultor externo. A experiência profissional na estrutura interna do promotor Imoholding permitiu-lhe a especialização no desenvolvimento de projetos estruturantes, abrangendo programas de planeamento urbano num total de mais de 700 mil m² de construção em diversos projetos. Profundo conhecimento da estrutura legal das ferramentas de gestão territorial e de planeamento urbano, com experiência prática do saber fazer. O trabalho desenvolvido rendeu-lhe o convite de bancos credores para prestar serviços de consultoria a um fundo de gestão de ativos de desenvolvimento imobiliário. É formado em economia e pós-graduado em gestão e avaliação imobiliária e em finanças empresariais. Avaliador imobiliário registado na CMVM. Focado na criação de valor, orientado para o processo, compromisso com prazo e resultados. Tem 43 anos e vive em Lisboa com a sua família desde 2006 e tem dois filhos.
Ana Catarina Quinta
Diretora Financeira
Diretora Financeira
Apaixonada pela contabilidade e pelo rigor que a profissão exige, sempre atuou sob os princípios de integridade, adequação, independência, responsabilidade, competência, confidencialidade, equidade e lealdade, tendo em vista a conceção de informação útil para a tomada de decisões e a fim de dignificar a profissão. Forte experiência em fundos de investimento imobiliário adquirida numa sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário, uma empresa com cerca de 1 bilhão de euros sob gestão onde foi contabilista certificada de cerca de 36 fundos de investimento imobiliários. É licenciada em contabilidade e auditoria. É Contabilista certificada registada na OCC desde 2001. Nasceu em Lisboa é casada e tem dois filhos.
Maria João Rodrigues
Administradora Executiva
Administradora Executiva
Licenciada em direito e pós-graduada em direito imobiliário e em direito fiscal das empresas. Está a concluir um mestrado em direito das empresas no ISCTE – Lisboa. Tem 10 anos de experiência em direito imobiliário, a qual foi adquirida enquanto responsável pelo departamento legal de várias sociedades do setor imobiliário, incluindo um participante de fundo de investimento imobiliário. Adquiriu ainda experiência relevante por via da colaboração com consultora especializada em assessorar uma sociedade gestora de fundos de capital de risco. Maria mora em Lisboa desde 2015 com o marido e tem um filho.